Blogue de uma Encarregada de Educação

Arquivos

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

A Ver:

Posts recentes

Há algumas coisas que me ...

Coisas que nunca mudam

Professores portugueses s...

O medo dos pais

Sugestão

Curiosidades...

Férias e muita brincadeir...

"Apenas" uma sondagem

Maria de Lurdes Rodrigues...

Hoje não aplaudo o Minist...

Associações de Pais e Enc...

Bitaites há muitos. Opini...

Homenagem aos bons profes...

Maria de Lurdes Rodrigues...

Sindicatos dos professore...

Educação e Cidadania anda...

A Memória Curta e os Sind...

Debate Nacional sobre Edu...

Dar Futuro ao Interior / ...

Concessão de equivalência...

Explicações : ou a insufi...

Ainda as Tecnologias

Novas Tecnologias

Professores incapacitados

Ainda sobre euros - Refei...

Apenas algumas das mudanç...

Porque estou contente com...

Firefox

Firefox

Contador

Posts favoritos

Apenas algumas das mudanç...

Maria de Lurdes Rodrigues...

Bitaites há muitos. Opini...

Professores incapacitados

Educação e Cidadania anda...

Dar Futuro ao Interior / ...

Terça-feira, 1 de Agosto de 2006

Associações de Pais e Encarregados de Educação

Nunca é demais lembrar que a todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos ou educandos.  Podemos fazê-lo individualmente, mas também integrados em Associações.


Do meu ponto de vista, as Associações de Pais assumem cada vez uma maior importância. Assim como é cada vez mais importante que os pais tenham uma nova postura perante a vida escolar dos seus educandos, muito mais envolvente.


A Associação de pais está representada na Assembleia de Escola, no Conselho Pedagógico e no Conselho de turma (neste caso, um elemento da turma indicado pela Associação de Pais). Também se reúne com o Conselho Executivo / Director da escola para tratar de assuntos relacionados com a vida do estabelecimento.


Posso acrescentar, pela minha experiência pessoal, que também é muito mais interessante pedir – e conseguir – uma reunião com os órgãos autárquicos (junta de freguesia, câmara municipal) enquanto Associação, do que enquanto encarregada de educação individualmente.


Por estas e por outras razões, se a sua escola ainda não tem uma Associação de Pais crie você uma. Não dá trabalho nenhum (quase nenhuma papelada), e pode dar-lhe muitas satisfações pessoais. O que é que nós não fazemos pelo bem-estar dos nossos filhos?


Uma advertência: se pensar fazer parte dos órgãos sociais da Associação, não se esqueça que passa a agir não apenas como encarregado de educação mas também como representante dos outros pais na escola. Isso acarreta uma série de responsabilidades.


Boa Sorte!

 

 

Nota: por razões óbvias, as opiniões desta encarregada de educação individualmente considerada, não se confundem com as posições tomadas enquanto órgão social das associações de que faz parte…

sinto-me:
publicado por uma E.E. às 21:05
link do post | COMENTAR | favorito
|
4 comentários:
De quase prof a 2 de Agosto de 2006 às 17:15
Penso acabar a minha licenciatura em Filosofia este ano. Não sei quando ficarei colocada, pois nesta área há muitos professores. Uma coisa eu digo às associações de pais: se precisarem de trabalho voluntário para as actividades extracurriculares eu ofereço-me. Sou do Porto, tem é de ser aqui ao pé de casa. Não considero desprestigio nenhum acompanhar crianças a fazerem os trabalhos de casa, por exemplo. Isso já se faz em todos os outros países da União Europeia! Acho que toda a comunidade deve estar unida a favor de "uma escola a tempo inteiro". Eu andei num colégio privado aqui do Porto e fui uma previligiada. Tinha toda uma série de actividades extracurriculares ao meu dispor, que só vieram enriquecer a minha formação enquanto pessoa. É justo que o ensino publico tanbém ofereça essas oportunidades, é para isso k os pais pagam impostos. Quanto aos meus futuros colegas que não gostaram das mudanças: paciência, há tantos prof à espera de colocação, deixem.nos trabalhar a nós!
Continue,
De uma E.E. a 2 de Agosto de 2006 às 18:08
Cara amiga,

Agradeço muito o seu contacto. Se quiser enviar o seu e-mail para o meu (blogeducare@gmail.com), posso dar-lhe contactos da federação de pais da sua zona. Ou pode encontrá-los na net... veja na página da Confap, por exemplo.

Agora, posso também dizer-lhe que este ano lectivo passaram pela associação de pais da escola do 1.º ciclo onde tenho um dos meus filhos, dezenas de currículos, desde profs de música a profs de educação física, desde psicólogos a estudantes de educação, todos a quererem colaborar... Para não termos professores queixosos na escola, pensámos em aproveitar esses curriculos e organizar actividades pagas pelos encarregados de educação...e assim os professores do quadro“não teriam de se incomodar”. Não foi possível levar esse plano avante, pois algumas entidades "consideravam-no privatização do ensino". Não percebi muito bem. Percebi foi que os professores torciam o nariz ao novo horário da escola, mas felizmente a Sra. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento meteu a malta toda na ordem e a coisa funcionou lindamente.

Quer saber que mais? O ministério entretanto colocou monitores nos tempos extracurriculares: Foi a inversão do discurso!
OS MESMOS PROFESSORES que anteriormente se queixavam por terem de apoiar o prolongamento, porque NÃO ERA DIGNO, porque era tomar conta de criancinhas, etc., etc...foram depois os primeiros a dizer que os monitores não podiam ser, porque não eram professores, porque não estavam habilitados...eheheh. Vá lá a gente compreender isto. Um dia uma coisa, noutro dia outra.

O que obviamente não queriam era que o projecto até às 17h30 corresse bem. Mas correu. Nada como um pulso forte no Conselho Executivo. E uma queixa às entidades oficias, se tiver de ser, o que não chegou a ser o nosso caso. Afinal a lei é para ser cumprida por todos.

Escreva para o meu e-mail se precisar de alguma ajuda e volte sempre,
De visiense a 18 de Agosto de 2006 às 11:54
Sou professor, e apenas gostaria de dizer que obviamente concordo com a participação activa dos EE na escola. Apenas gostaria de perceber porque é que a estimada autora deste blog tem tanta facilidade em criticar os professores, e ao mesmo tempo enaltecer tanto o papel dos EE que existem no nosso país. Tomara nós que os EE que realmente ajudam e colaboram fossem mais do que uma pequena minoria, como você de certeza sabe. Além disso, tenho muita pena em dizer que muitos EE com formação e com preocupação pelos filhos, tenham muitas vezes a tentação de usar o poder hoje concedido aos pais para tentar de várias maneiras facilitar o sucesso escolar aos seus educandos! Obrigado!
De uma E.E. a 22 de Agosto de 2006 às 09:38
Caro professor,

Deve compreender que as críticas formuladas por mim a alguns professores apenas se devem ao facto de alguns dos seus colegas "se porem a jeito"...e sobre essas figuras muitas vezes pouco dignas da classe não sou eu a responsável.
Além disso, como somos seres inteligentes, não confundimos a parte com o todo.
Quanto ao que diz: "tenho muita pena em dizer que muitos EE com formação e com preocupação pelos filhos, tenham muitas vezes a tentação de usar o poder hoje concedido aos pais para tentar de várias maneiras facilitar o sucesso escolar aos seus educandos!", devo responder-lhe:
Não é só uma tentação: é uma responsabilidade! Não é só um poder: é também um dever! É obvio que sinto o poder/dever de facilitar o sucesso escolar dos meus educandos...qual é a duvida? Porque razão afirma tal facto com "pena"? E não é para facilitar o sucesso escolar que lutamos todos?! Não é a minha obrigação criar as condições, começando logo quando eles são bebés, para que tenham sucesso nas aprendizagens? Pense lá um bocadinho no que escreveu...ou eu não o percebi...ou a sua critica não faz sentido.

Comentar post

mais sobre mim

Menu

1.º ciclo

1.º post

Adenda ao 1.º Post

Associações de Pais

Avaliação

cavaco silva

cidadania

curiosidades

debate nacional sobre educação

encerramento de escolas

ensinar e meritocracia

escola

exames de Química 12.º

faltas

Ministra da Educação

mudanças

opinião

pais

parecer

paulo sucena

professores

prolongamento do horário

Refeições escolares

sindicatos

sondagem

tecnologias

todas as tags

Pesquisar neste blog

 

Setembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

subscrever feeds

blogs SAPO