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Domingo, 23 de Julho de 2006

Dar Futuro ao Interior / Reordenamento das Escolas do 1.º Ciclo

Muita polémica tem gerado o encerramento de escolas. Como sempre, fazer demagogia é fácil, é barato e no caso de alguns até dá milhões! No caso dos Sindicatos e “dos professores” (alguns, meus senhores, alguns: não são todos…), pois claro, esses milhões são traduzidos nos lucros mediáticos que resultam de mais uma campanha contra a Ministra que não gostam apenas porque um dia tocou nos seus interesses, corporativos, e isso não lhe perdoam.


Em 2001/2002, 29,1% das escolas do 1.º Ciclo (2420 escolas) tinham uma frequência inferior a 11 alunos!


Alguém acredita, se estiver sinceramente preocupado com a educação das nossas crianças, que isso pode ser bom, razoável ou sequer aceitável para algum aluno?

Nem vou falar em números e nas dificuldades/impossibilidades no que diz respeito à degradação das instalações, à falta de espaços e à inexistência de refeitórios, bibliotecas ou ginásios, equipamentos necessários ao sucesso das aprendizagens.


Para mim, ainda que as condições físicas fossem perfeitas (e não o são, nem há condições para virem a ser) persistiam as principais preocupações:


Que efeitos tem numa criança o isolamento social, cultural? A falta de convívio com gente diferente, com costumes diferentes, com gostos diferentes? Que efeitos tem o facto de partilharem o mesmo professor com alunos de anos diferentes? (Gentes/pais que ainda lhes fornecem, muitas vezes, vinho ao pequeno almoço e cuja actividade lúdica consiste em levar as crianças à missa no Domingo). Que efeito tem verem as mesmas caras, as mesmas pessoas, os mesmos montes, as mesmas ovelhas, dia e noite, dia após dia? Perdoem, mas isto até me faz lembrar a Heidi que nem sequer era portuguesa…e não consta que tivesse encarregado de educação, a não ser um avozinho já mais para o cego…!


Espero que esta Sra. Ministra não volte nem uma linha atrás nos seus propósitos, para que acabe com este factor de atraso e de bloqueio social e cultural das gerações que  habitam esse interior de Portugal.



Por mim, quem devia ir para o interior despovoado era o Sr. Paulo Sucena (senhor muuuuiiiito preocupado com as assimetrias regionais e com as desigualdades sociais, eheheh)…rodear-se de mais uns 10 colegas parecidos com ele (candidatos não faltam por aí) e deixavam-nos a nós em sossego…Desculpem lá, mas sonhar nunca fez mal a ninguém!


 

sinto-me:
publicado por uma E.E. às 13:00
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9 comentários:
De uma E.E. a 5 de Agosto de 2006 às 17:26
Cara Pandora,

A questão mais importante não é reduzir as despesas. A questão FUNDAMENTAL é retirar essas crianças do isolamento social e cultural a que estão sujeitas e que as CONDENAM ao insucesso.

Quanto a mim, de facto "ando nisto" há muito menos tempo...mas os números falam por si, e dizem precisamente o contrário. Consulte os números para verificar os INVESTIMENTOS feitos na educação nos últimos anos!
De pandora a 6 de Agosto de 2006 às 21:24
É pena que eu queira fazer uma aula com dicionário, sim, algo tão simples como isso, e não tenha mais que um para cada 5 ou 6 alunos... é pena que eu queira usar um retroprojector, sim, nem sequer é nada tão extraordinário, e estejam todos avariados pq a escola não tem dinheiro para os arranjar... é pena que eu queira fazer uma aula com música e tenha que usar o meu próprio leitor de CDs pq os da escola não funcionam por falta de dinheiro para os arranjar... é pena que na minha escola não haja um ginásio... é pena que na minha escola os laboratórios estejam há mais de 3 anos à espera de coisas tão simples como colecções de minerais indispensáveis quando se fala de geologia... pena que na minha escola os computadores sejam tão antigos que vão abaixo a cada 5 minutos (sabe, foram oferecidos por uma instituição bancária... eram os que lá estavam a apodrecer já depois de 2 ou 3 reciclagens do equipamento no banco!)... pena que na minha escola sejam os própios professores (que tanto critica por não quererem ser avaliados... só pode ser piada!) a ter que decorar a Sala de Estudo, sim, minha cara senhora, de pincel e trincha pois até as paredes tivemos que pintar por não haver dinheiro pra contratar um profissional (creio que nunca deve ter tido que pintar o seu local de trabalho, pois não?... pois, bem me parecia!)... é pena que o orçamento aumente e as coisas estejam cada vez mais na mesma... e olhe que não por culpa dos professores, olhe que não!
De uma E.E. a 7 de Agosto de 2006 às 12:46
Cara Pandora,

Dicionários: não são os alunos a comprarem os seus próprios dicionários? E, para quem não os pode adquirir, não existe uma coisa chamada “acção social escolar” por intermédio da qual os livros são gratuitos?? Como sabe melhor do que eu, existe e funciona, por isso não percebo o que disse…

Retroprojector + leitor de CD’s : A escola não tem dinheiro para os mandar arranjar. Já pensaram em usar o dinheiro das quotas da Associação de Pais para esses arranjos? A escola já se candidatou às ajudas da Câmara Municipal? Já falaram com a Junta de Freguesia? Pelo seu blog, que tive o prazer de visitar, pude constatar que a sua escola fica situada na Moita…olhe: numa olhadela muito rápida pude encontrar no site da Câmara vários programas de apoios financeiros para as escolas do Concelho. Por exemplo: encontrei logo uma notícia recente, datada de 28-06-2006, onde se refere que a Câmara Municipal da Moita atribuiu recentemente apoios financeiros, no valor global de 30 600 euros para os estabelecimentos de educação e ensino público. Destes, os jardins-de-infância da rede pública, as escolas de 1º ciclo do Ensino Básico, as escolas do Ensino Secundário e a OLEFA vão receber uma verba total de 27 600 euros. No caso das escolas de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, o apoio financeiro tem o valor de 3 000 euros.

Cara amiga, deve chegar para consertar o que me fala…e para comprar mais uma dúzia deles…

E quantos pais e mães e professores da sua escola vão a uma Assembleia Municipal ou a uma Assembleia da Junta para apontarem o dedo a quem de direito? Sabe…descentralização…autonomia…exercício de cidadania por parte dos eleitores…responsabilização por aquilo que é de todos…as autarquias recebem directamente impostos nossos assim como verbas da Administração Central para investir na Educação…que tal passar a apontar o dedo a quem de direito? Dá muito trabalho sair de casa à noite para ir às reuniões (abertas ao publico…) dos órgãos autárquicos, não dá? Mas não lhe parece que dá muito mais trabalho ainda passar a vida no choradinho? Olhe que o choradinho no local certo talvez resolva esse problema! A ministra também tem culpa da irresponsabilidade do cidadão comum que não se informa, não se mexe, mas passa a vida a queixar-se porque as coisas não aparecem feitas? Não faltava mais nada!

Computadores: não vou falar do que o ministério já fez na matéria, pois os links para o mesmo ministério estão todos no meu blog e basta procurar lá que encontra o que já foi feito… Mas a sua Câmara Municipal em 2004 instalou Laboratórios de Informática em todas as Escolas Básicas de 1º ciclo do concelho envolvendo um investimento na ronda os 270 000 euros… (!!)

Obras: minha senhora, dá aulas há tanto tempo e ainda não sabe que a entidade responsável por tal NÃO É o ministério da educação, mas SIM a autarquia????? Olhe que não a percebo…

Um última nota “pessoalíssima”: Acho fantástico que já tenha pintado uma sala. Eu conheço uma rampa para deficientes que foi feita por um grupo de pais porque a junta de freguesia levava uma semana para poder ir à escola construir a dita rampa, e então os pais decidiram tratar disso pelas suas mãos. Ninguém do grupo se queixou até hoje, pelo que sei.

Sabe, o país é pobre. Mas os números também falam por si, e nenhuma mentalidade pobre pode questionar dos investimentos que têm vindo a serem feitos na Educação. É verdade que não se vêm muito…mas lembra-se dos 48 anos de ditadura que tivemos? Do estado miserável em que estava este País? De como era o parque escolar de então? Reconhece o esforço que já foi feito nestas ultimas décadas para ver se chegamos a algum lado? Se chega? É CLARO que ainda não chega, mas explique-me como fazer milagres.
De pandora a 7 de Agosto de 2006 às 19:48
eu não disse que o ME era responsável por td, sei muito bem das responsabilidades da autarquia. as escolas do 1º ciclo tem prioridade nesate momento por terem sido ignoradas durante tantos anos, sempre foram o parente pobre. E não chega para todos.
Não me queixo, até lhe digo que foi divertido pintar a parede, até lhe digo que consigo fazer aulas engraçadas com o meu leitorzito de cds, todos fazemos o que podemos. Creio eu que todos, ou pleo menos a maioria. Não gostamos é de ser o bode expiatório de toda uma sociedade que está doente.
É essa a grande questão... todos fazemos o que podemos e o melhor que sabemos, é isso que tento ensinar aos meus alunos, fazer sempre melhor, mesmo com os poucos recursos que temos. E se eles o fazem são elogiados e recompensados por isso.
Os professores levam de todos os lados e são responsabilizados por todos os males.

Sim, na minha escola há uma Associação de Pais. Não, não sei para que serve. Para se queixarem da exigencia dos professores servem. Para apaparicarem alguns intocáveis também... não vale a pena!

Fico por aqui, gostei da sua atitude, tem convicção, coisa que falta a muita gente que fala por falar.
Mas acho que já me incomodei demais com todo este processo.

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