Blogue de uma Encarregada de Educação

Arquivos

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

A Ver:

Posts recentes

Há algumas coisas que me ...

Coisas que nunca mudam

Professores portugueses s...

O medo dos pais

Sugestão

Curiosidades...

Férias e muita brincadeir...

"Apenas" uma sondagem

Maria de Lurdes Rodrigues...

Hoje não aplaudo o Minist...

Associações de Pais e Enc...

Bitaites há muitos. Opini...

Homenagem aos bons profes...

Maria de Lurdes Rodrigues...

Sindicatos dos professore...

Educação e Cidadania anda...

A Memória Curta e os Sind...

Debate Nacional sobre Edu...

Dar Futuro ao Interior / ...

Concessão de equivalência...

Explicações : ou a insufi...

Ainda as Tecnologias

Novas Tecnologias

Professores incapacitados

Ainda sobre euros - Refei...

Apenas algumas das mudanç...

Porque estou contente com...

Posts favoritos

Apenas algumas das mudanç...

Maria de Lurdes Rodrigues...

Bitaites há muitos. Opini...

Professores incapacitados

Educação e Cidadania anda...

Dar Futuro ao Interior / ...

Domingo, 23 de Julho de 2006

Dar Futuro ao Interior / Reordenamento das Escolas do 1.º Ciclo

Muita polémica tem gerado o encerramento de escolas. Como sempre, fazer demagogia é fácil, é barato e no caso de alguns até dá milhões! No caso dos Sindicatos e “dos professores” (alguns, meus senhores, alguns: não são todos…), pois claro, esses milhões são traduzidos nos lucros mediáticos que resultam de mais uma campanha contra a Ministra que não gostam apenas porque um dia tocou nos seus interesses, corporativos, e isso não lhe perdoam.


Em 2001/2002, 29,1% das escolas do 1.º Ciclo (2420 escolas) tinham uma frequência inferior a 11 alunos!


Alguém acredita, se estiver sinceramente preocupado com a educação das nossas crianças, que isso pode ser bom, razoável ou sequer aceitável para algum aluno?

Nem vou falar em números e nas dificuldades/impossibilidades no que diz respeito à degradação das instalações, à falta de espaços e à inexistência de refeitórios, bibliotecas ou ginásios, equipamentos necessários ao sucesso das aprendizagens.


Para mim, ainda que as condições físicas fossem perfeitas (e não o são, nem há condições para virem a ser) persistiam as principais preocupações:


Que efeitos tem numa criança o isolamento social, cultural? A falta de convívio com gente diferente, com costumes diferentes, com gostos diferentes? Que efeitos tem o facto de partilharem o mesmo professor com alunos de anos diferentes? (Gentes/pais que ainda lhes fornecem, muitas vezes, vinho ao pequeno almoço e cuja actividade lúdica consiste em levar as crianças à missa no Domingo). Que efeito tem verem as mesmas caras, as mesmas pessoas, os mesmos montes, as mesmas ovelhas, dia e noite, dia após dia? Perdoem, mas isto até me faz lembrar a Heidi que nem sequer era portuguesa…e não consta que tivesse encarregado de educação, a não ser um avozinho já mais para o cego…!


Espero que esta Sra. Ministra não volte nem uma linha atrás nos seus propósitos, para que acabe com este factor de atraso e de bloqueio social e cultural das gerações que  habitam esse interior de Portugal.



Por mim, quem devia ir para o interior despovoado era o Sr. Paulo Sucena (senhor muuuuiiiito preocupado com as assimetrias regionais e com as desigualdades sociais, eheheh)…rodear-se de mais uns 10 colegas parecidos com ele (candidatos não faltam por aí) e deixavam-nos a nós em sossego…Desculpem lá, mas sonhar nunca fez mal a ninguém!


 

sinto-me:
publicado por uma E.E. às 13:00
link do post | COMENTAR | favorito
9 comentários:
De Uma mãe-não professora a 27 de Julho de 2006 às 09:45
Acha bem que nas aldeias do interior as crianças apanhem a camioneta às 7h do manha e regressem às 19h a casa? Andem pelos montes de aldeia em aldeia, com neve, chuva, trovoadas, por "estradas" onde só passa um carro de cada vez e quando apareca outro em sentido contrario têm de ocupar as valetas para poderem passar? Como podem estas crianças ter aproveitamento escolar? Vivo numa grande cidade mas sou de uma dessas aldeias e a cada ano que passa verifico que o rendimento escolar das crianças que lá habitam é cada vez mais baixo. No tempo da telescola o rendimento era bem maior. As crianças precisam do acompanhamento dos pais e, se há pais que não se interessam outros interessam-se e muito mas estando tão longe deles durente todo o dia (12h ou mais) pouco podem fazer. Estou a falar de crianças com 10 anos ou mais mas o que acontece é que o ME também quer alargar esta pratica a crianças de 6 anos. Concorda? Eu não. E os pais dessas aldeias, pelo menos os que conheço, também não.
De uma E.E. a 27 de Julho de 2006 às 10:48
Cara mãe:
Concordo. Acho mesmo que quanto mais cedo melhor. Ver novas pessoas, fazer novos amigos, partilhar novas experiências - é algo que devemos proporcionar aos nossos filhos, quanto mais cedo melhor. (Até os bebés devem sair da pasmaceira, devem ser estimulados, não sabia?)
É muito importante que saiba que essas crianças NÃO VÃO andar por montes e vales a pé, sozinhas. Isso é o que se passava antigamente. O transporte escolar é algo que está GARANTIDO, e se não estiver a comunidade que proteste. Eu não conheço nenhum caso, nem acredito que exista. Conhece algum? Diga, que eu gostava de escrever a essa autarquia.
Quanto a sair de casa às 7 h e regressar às 19, trata-se de demagogia. Se os pais trabalharem no campo, o mais provavel é sairem de casa ainda mais cedo do que isso...Olhe, e os meninos dos melhores colégios de Lisboa, também se levantam às 7 horas, para começar as aulas às 8h, não sabia? E regressam tarde, porque os colégios tb se preocupam com os pais que trabalham...E não consta que tal seja prejudicial ao seu rendimento escolar.
O isolamento a que estão CONDENADOS os miudos do interior despovoado é que importa quebrar. Quem não vê isso não vê nada - anda a fazer política partidária e não "da séria". (Para além dos recursos que são limitados e não justificam).
Cumprimentos,
Uma E.E.

Comentar post

mais sobre mim

Menu

1.º ciclo

1.º post

Adenda ao 1.º Post

Associações de Pais

Avaliação

cavaco silva

cidadania

curiosidades

debate nacional sobre educação

encerramento de escolas

ensinar e meritocracia

escola

exames de Química 12.º

faltas

Ministra da Educação

mudanças

opinião

pais

parecer

paulo sucena

professores

prolongamento do horário

Refeições escolares

sindicatos

sondagem

tecnologias

todas as tags

Pesquisar neste blog

 

Setembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

subscrever feeds

blogs SAPO