Nunca é demais lembrar que a todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos ou educandos. Podemos fazê-lo individualmente, mas também integrados em Associações.
Do meu ponto de vista, as Associações de Pais assumem cada vez uma maior importância. Assim como é cada vez mais importante que os pais tenham uma nova postura perante a vida escolar dos seus educandos, muito mais envolvente.
A Associação de pais está representada na Assembleia de Escola, no Conselho Pedagógico e no Conselho de turma (neste caso, um elemento da turma indicado pela Associação de Pais). Também se reúne com o Conselho Executivo / Director da escola para tratar de assuntos relacionados com a vida do estabelecimento.
Posso acrescentar, pela minha experiência pessoal, que também é muito mais interessante pedir – e conseguir – uma reunião com os órgãos autárquicos (junta de freguesia, câmara municipal) enquanto Associação, do que enquanto encarregada de educação individualmente.
Por estas e por outras razões, se a sua escola ainda não tem uma Associação de Pais crie você uma. Não dá trabalho nenhum (quase nenhuma papelada), e pode dar-lhe muitas satisfações pessoais. O que é que nós não fazemos pelo bem-estar dos nossos filhos?
Uma advertência: se pensar fazer parte dos órgãos sociais da Associação, não se esqueça que passa a agir não apenas como encarregado de educação mas também como representante dos outros pais na escola. Isso acarreta uma série de responsabilidades.
Boa Sorte!
Nota: por razões óbvias, as opiniões desta encarregada de educação individualmente considerada, não se confundem com as posições tomadas enquanto órgão social das associações de que faz parte…
De
visiense a 18 de Agosto de 2006 às 11:54
Sou professor, e apenas gostaria de dizer que obviamente concordo com a participação activa dos EE na escola. Apenas gostaria de perceber porque é que a estimada autora deste blog tem tanta facilidade em criticar os professores, e ao mesmo tempo enaltecer tanto o papel dos EE que existem no nosso país. Tomara nós que os EE que realmente ajudam e colaboram fossem mais do que uma pequena minoria, como você de certeza sabe. Além disso, tenho muita pena em dizer que muitos EE com formação e com preocupação pelos filhos, tenham muitas vezes a tentação de usar o poder hoje concedido aos pais para tentar de várias maneiras facilitar o sucesso escolar aos seus educandos! Obrigado!
De
uma E.E. a 22 de Agosto de 2006 às 09:38
Caro professor,
Deve compreender que as críticas formuladas por mim a alguns professores apenas se devem ao facto de alguns dos seus colegas "se porem a jeito"...e sobre essas figuras muitas vezes pouco dignas da classe não sou eu a responsável.
Além disso, como somos seres inteligentes, não confundimos a parte com o todo.
Quanto ao que diz: "tenho muita pena em dizer que muitos EE com formação e com preocupação pelos filhos, tenham muitas vezes a tentação de usar o poder hoje concedido aos pais para tentar de várias maneiras facilitar o sucesso escolar aos seus educandos!", devo responder-lhe:
Não é só uma tentação: é uma responsabilidade! Não é só um poder: é também um dever! É obvio que sinto o poder/dever de facilitar o sucesso escolar dos meus educandos...qual é a duvida? Porque razão afirma tal facto com "pena"? E não é para facilitar o sucesso escolar que lutamos todos?! Não é a minha obrigação criar as condições, começando logo quando eles são bebés, para que tenham sucesso nas aprendizagens? Pense lá um bocadinho no que escreveu...ou eu não o percebi...ou a sua critica não faz sentido.
Comentar post