Sábado, 5 de Agosto de 2006
1.º Perante os problemas com os exames nacionais, a Ministra da Educação deveria demitir-se?
28,7% - Sim58,5% - Não2.º O Governo fez bem em deixar repetir parte dos exames de Física e Química?
51,9% - Sim31,4% - Não3.º Concorda com a generalização das provas de aferição ao 1.º e 2º ciclo?
63,4% - Sim22% - NãoA sondagem, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, Sic e Rádio renascença, foi efectuada de 26 a 31 de Julho.
Nestas 3 questões, os portugueses estão "em maioria absoluta" do lado da Ministra da Educação.
E esta sondagem foi efectuada ainda antes de serem conhecidos os resultados da repetição dos exames...como é que seriam agora? Melhores ainda, sem dúvida!
Aliás, a sondagem decorreu mesmo durante o momento (aparentemente) mais polémico de toda a actuação deste ministério.
Estes números vão deixar os corporativistas desesperados: não há dúvida que as reformas de Maria de Lurdes Rodrigues são bem vindas... e são para continuar...
No lugar deles eu começava a reflectir. Já vai sendo tempo.
sinto-me:
De Janine a 6 de Agosto de 2006 às 01:23
Cara E.E.,
Alguns vão reflectir...outros irão continuar a insistir na luta contra as mudanças, mas serão ultrapassados pelos acontecimentos.
A verdade é que este ministério está a cumprir um programa de governo para o qual foi eleito com maioria absoluta. Por isso, tem toda a legitimidade para fazer as reformas que está a fazer. E quem não gosta que se amanhe. Daqui até às próximas eleições lá terão de levar com ele. E quando chegar a altura têm sempre hipotese de protestar na urna. Até lá não têm é o direito de prejudicarem os alunos como o têm andado a fazer: boicotando prolongamentos, não querendo fazer aulas de substituição, programando greves absurdas (pois ainda está a decorrer o processo negocial), etc., etc.
PS: O resultado desta sondagem não me surpreendeu. Os portugueses são todos pais e mães e a maioria não é como aquelas "carpideiras de serviço" que "mesmo sem conhecer o morto choram pelo estranho efeito de contágio"...percebem o que é melhor para os seus filhos!
De Reflectir? a 6 de Agosto de 2006 às 01:36
Reflectir?
Minha senhora: Um dos problemas do ensino é que durante os anos de salazarismo, com tanta ignorância e analfabetismo que havia no país, os professores foram habituados a serem olhados como uns "deuses". Agora quando alguém lhe pede um "mínimo" de resultados, sentem-se logo ofendidos e com a mania da perseguição.
Enquanto não perceberem que não são os donos da sabedoria apenas porque conseguiram uma colocação no estado...enquanto não perceberem que esse estatuto ganha-se trabalhando todos os dias COM e PELOS alunos...enquanto não respeitarem a intervenção de todos no processo educativo (já viu como passam a vida a queixar-se de que os "outros" não sabem nada de nada?), enquanto prosseguirem na atitude arrogante...eu não acredito que consigam reflectir grande coisa!
Cumprimentos e parabéns pelo blog!
Comentar post